
Luís  Montenegro  repudia
fortemente  bloqueio  russo  a
quatro orgãos de comunicação
social portugueses
written by O Cidadão | 26 de Junho, 2024

“Portugal repudia fortemente a decisão da Federação Russa (…).
Em defesa da liberdade de expressão, a nossa solidariedade com
o jornalismo livre”, frisou, através da rede social X, o chefe
do Governo português.

A vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourova, também
defendeu  hoje  que  o  bloqueio  pela  Rússia  representa
“represálias  absurdas”  pelas  medidas  tomadas  pela  União
Europeia (UE) contra ‘medias’ russos.

“Não, os órgãos de propaganda financiados pela Rússia para
espalhar a desinformação no âmbito da doutrina militar russa
não são semelhantes aos meios de comunicação independentes. As
democracias sabem disso”, frisou Vera Jourova, através da rede

https://ocidadao.pt/luis-montenegro-repudia-fortemente-bloqueio-russo-a-quatro-orgaos-de-comunicacao-social-portugueses/
https://ocidadao.pt/luis-montenegro-repudia-fortemente-bloqueio-russo-a-quatro-orgaos-de-comunicacao-social-portugueses/
https://ocidadao.pt/luis-montenegro-repudia-fortemente-bloqueio-russo-a-quatro-orgaos-de-comunicacao-social-portugueses/
https://ocidadao.pt/luis-montenegro-repudia-fortemente-bloqueio-russo-a-quatro-orgaos-de-comunicacao-social-portugueses/


social X.

A Rússia anunciou hoje que vai proibir o acesso por Internet
no país a 81 meios de comunicação social europeus, incluindo
os  portugueses  RTP  Internacional,  Público,  Expresso  e
Observador.

A medida visa retaliar a decisão da União Europeia (UE) de
proibir  “qualquer  atividade  de  radiodifusão”  aos  meios  de
comunicação social russos RIA Novosti, Izvestia, Rossiyskaya
Gazeta e Voice of Europe, que entra hoje em vigor, segundo o
ministério.

As restrições abrangem meios de comunicação social da UE “que
divulgam  sistematicamente  informações  falsas  sobre  o
desenrolar” da operação militar especial na Ucrânia, disse o
ministério num comunicado divulgado na Internet.

A Rússia designa a invasão e consequente guerra na Ucrânia, em
curso  desde  fevereiro  de  2022,  como  uma  operação  militar
especial para “desmilitarizar e desnazificar” o país vizinho.

Desde o início da guerra, a UE proibiu as emissões de canais
russos  como  o  RT  no  espaço  europeu  por  considerar  que
difundiam  propaganda  de  Moscovo  e  desinformação.

Os ‘media’ russos visados “têm sido essenciais e instrumentais
na apresentação e apoio à guerra de agressão da Rússia contra
a Ucrânia e na desestabilização dos seus países vizinhos”,
segundo a UE.

Além de Portugal, são visados ‘media’ de Alemanha, Áustria,
Bélgica,  Bulgária,  Chipre,  Hungria,  Grécia,  Dinamarca,
Eslováquia,  Eslovénia,  Espanha,  Estónia,  Finlândia,  França,
Irlanda,  Itália,  Letónia,  Lituânia,  Malta,  Países  Baixos,
Polónia, República Checa, Roménia e Suécia.

A França é o país mais visado, com nove órgãos de comunicação
social, incluindo a agência AFP, TF1, Le Monde, Libèration e



L’Express.

A agência espanhola EFE também é uma das visadas, bem como a
RTVE e os jornais El Mundo e El Pais.

A  Alemanha  figura  na  lista  com  Der  Spiegel,  Die  Zeit  e
Frankfurter Allgemeine.

“O lado russo avisou repetidamente e a vários níveis que o
assédio politicamente motivado a jornalistas nacionais e as
proibições infundadas aos meios de comunicação social russos
na  UE  não  passarão  despercebidos”,  disse  a  diplomacia  de
Moscovo.

O ministério de Serguei Lavrov referiu que, apesar dos avisos,
“Bruxelas e as capitais dos países do bloco optaram por seguir
o caminho da escalada, forçando Moscovo a tomar contramedidas
espelhadas e proporcionais com outra proibição ilegítima”.

A diplomacia russa responsabilizou a UE e aos países em causa
pela “evolução dos acontecimentos”.

“Se as restrições impostas aos meios de comunicação social
russos forem levantadas, a parte russa também reconsiderará a
sua decisão em relação aos operadores de meios de comunicação
social mencionados”, acrescentou.

OC/Lusa


