25.5 C
Porto
25 C
Lisboa
25.9 C
Faro
Quinta-feira, Abril 24, 2025

Metro do Porto – obras da estação da Linha Rubi em Santo Ovídio começam segunda-feira

Prevêm-se 12 meses de obra que vão provocar vários constrangimentos, designadamente na interrupção da circulação automóvel em várias ruas em Vila Nova de Gaia.

Mais artigos

Na próxima segunda-feira, 4 de março, inicia a construção da nova Estação de Santo Ovídio, no âmbito da nova Linha Rubi (H) do Metro do Porto, Casa da Música – Santo Ovídio.

Durante o período de obra, que se prevê ser de 12 meses, a circulação automóvel será interrompida na rua António Rodrigues da Rocha, rua Conde Dom Pedro e rua Fernão Mendes Pinto, sendo implementadas alterações ao sentido de circulação automóvel de modo a garantir condições de acesso a moradores, à escola do 1.º ciclo do ensino básico do Cedro e à Igreja Paroquial de Santo Ovídio.

Em virtude da interrupção total à circulação na rua Conde Dom Pedro, serão também estabelecidos percursos alternativos para peões, nomeadamente pelas ruas António Rodrigues da Rocha, Fernão Mendes Pinto e Diogo Couto.

A Linha Rubi (H)
A Linha Rubi (H) liga a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, através de seis estações e uma ponte, num trajeto com mais de seis quilómetros que visa acrescentar qualidade e oferta à mobilidade dos cidadãos da Área Metropolitana do Porto, segundo informações do site da Metro do Porto.

A viagem em tons de Rubi começa no Porto, na Estação Casa da Música que, por seu turno, garante ainda a ligação às linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E), Laranja (F) e Rosa (G). Daí, o Metro faz o seu caminho em túnel até à zona do Campo Alegre, de onde parte depois em direção à superfície, percorrendo a Ponte Ferreirinha que assegura a ligação à cidade vizinha.

Em Gaia, a primeira estação é a Arrábida. Logo de seguida, o Metro ruma à VL8, percorrendo esta avenida até chegar à estação do Candal. O ponto de paragem seguinte é a estação Rotunda, localizada igualmente na VL8 e que integra um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 500 lugares e um parque verdejante destinado à cultura e ao lazer. A última parte desta viagem é um percurso enterrado até às estações das Devesas e a de Soares dos Reis, na freguesia de Mafamude. A jornada termina um quilómetro mais a sul, em Santo Ovídio, onde será construída uma estação subterrânea paralela à atual e que serve a Linha Amarela (D).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img