Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa – Por Amaro F. Correia


Este texto é dedicado aos associados que votam no FCPorto: atenção e exigência, porque este é um ano desportivo inegociável. Ganhar é a palavra-chave!
AVB é o presidente do clube, eleito. Tenho o direito de como associado com quotas em dia, não-morto, de criticar, de não concordar, mas é o Presidente. A forma de chegar ao poder não me convenceu, mas é o que temos nos tempos de hoje. Estarei atento porque o foco é que o FCPorto ganhe títulos. Um destes dias, face à minha recusa em receber, presencialmente, a roseta de ouro, a minha filha Josefina (associada desde que nasceu) perguntou, “pai, mas tu és portista?” Olhei, nos olhos e respondi, “Claro.” Respondeu, “Então, vou contigo receber a tua roseta de ouro”. Olhei-a, fixamente e disse-lhe: “Estás a criar-me um problema. Vamos ver.”
Os filhos têm esta vantagem brutal de nos convencer, com argumentos simples. Estive alguns anos ligado à política partidária e aprendi imensas coisas boas e outras menos boas, para não dizer muito más, que aliás tenho deixado por aqui, em artigos. Sinceramente, não era a minha “praia” e saí. Mas o meu clube é diferente porque foi lá que aprendi princípios/valores de futuro, onde a minha família portista, de sangue, me fez crescer e formatou, passando por mais alegrias do que tristezas, em comum. Resiliência, ser combativo, defender a cidade e o clube, vestem a minha “pele” e foi Pinto da Costa que me criou a ilusão, mas também, algumas desilusões e conseguiu manter a “chama” das vitórias.
O passado e o futuro parecem-nos sempre melhores enquanto que o presente, sempre pior. Isto replica-se noutras áreas que envolva poder. Uma das coisas que aprendi, cedo, é que existem 2 tipos de pessoas: espertos – rodeiam-se de burros e de gente estupida; inteligentes – rodeiam-se de gente mais inteligente, descomprometida, em áreas diversas, de especialidade.
A respeito do FCP, onde se definiram este dois tipos de pessoas, ao longo dos anos, se bem que, com as sociedades desportivas as coisas mudaram, muitíssimo, na minha opinião, para pior. Ficou mais apetecível o modelo de negócios. Uma pessoa inteligente tem uma vontade clara, boa de construção positiva. Um esperto – infelizmente, há muitos no meu clube – não tem vontades, só objetivos. Quando nos dispomos a gostar de algo, duma pessoa, duma comunidade, dum país, duma empresa ou conceito/ideia, temos a vontade, enorme, de alcançar e de conseguir. O esperto não consegue e não tem estas características…só o objetivo, de ser mais esperto do que outros e obter ganhos fáceis, em cima disso mesmo.
Pois bem, meus amigos na política, no futebol e em sociedades é o que acontece no seculo XXI aliado à volumosa comunicação e desinformação, que nos chega. Um mundo de espertos…eleitos por burros, por gente que não pensa e que admira a característica dos espertos, acrescentando espertalhões e/ou espertalhaços. Próprio de gente pequena, mas em grande número, tal e qual quando passam a nossa frente, na fila, armados em “florezinhas e/ou lourencinhos” distraídos. É tal e qual como não estudar e copiar. A questão: é possível ser melhor do que o vizinho, que invejam, senão fazem nada…só sacam? Este é o admirável mundo, novo, dos estúpidos que proliferam em grande número, também, no meu clube. Nunca aceitarei hipocrisias e desonestidades. Nunca. Não vale a pena juntar o exemplo de Trump, supostamente livre, a apertar, com “amor”, a mão a um homem, responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas (entre crianças, homens e mulheres) na Ucrânia, da forma mais violenta que é possível imaginar. Não esqueçam esta imagem, que mudará o curso da história nos EUA, para as próximas décadas e de outras nações.
Tal e qual no meu clube, mudará, sem saber se para melhor ou pior com a votação de cerca de 21.000 sócios, num candidato com uma mão cheia…de nada. Dirão uns: comunicação, dinheiro e marketing. Concordo, mas é este o nosso novo mundo onde temos de encontrar formas de ética e conduta para uma vivencia comum entre nós. Sou sócio de ouro do FCP (5045) e gostaria que a minha filha também fosse apesar dos seus 30 anos de associada. Nunca farei a apologia do Calimero, queixando-me de tudo e por tudo. Habituei-me, desde miúdo, a não me queixar e a trocar as queixas pelas oportunidades de ganhar. Não exercerei a imaginação para tentar entender que se Pinto da Costa estivesse, entre nós, qual a sua abordagem e opinião, no momento atual. Não o temos cá e não acredito, na Ressurreição. Morremos e voltamos à terra tal e qual viemos ao mundo.
Se ganhar títulos, não criticarei André Vilas Boas por querer ser candidato, já dei opinião, aqui, o FCP precisa de tranquilidade, depois do pior ano da sua história desportiva… era legitimo para qualquer um de nós, ser candidato. Não vou criticar as escolhas por mais que falhem, em ganhar, na equipa desportiva. Não criticarei a gestão financeira pela simples razão que só acreditarei, face a uma auditoria externa, quando sair. Não vou dizer que Pinto da Costa não falhou, em algumas escolhas, nos últimos anos e que se rodeou de gente fraca e que iria sugar o clube. Não vou dizer que tudo foi perfeito até porque os sócios escolheram e está escolhido. Mas estarei sempre atento, porque a vida é nunca perder a motivação para subir cada degrau rumo ao sucesso, por mais difícil que seja.
E, também, não esquecer que devemos agradecer as lições aprendidas em cada etapa do nosso dia a dia. Eu quero é que o FCPorto ganhe títulos e sinceramente, gostaria muito de poder ressuscitar o Presidente para estar entre nós, mais uns anos, de forma a pacificar o clube. (Cedofeita, Porto, 28 de dezembro de 1937 — Campanhã, Porto, 15 de fevereiro de 2025) dirigente desportivo.
O 31.º Presidente do Futebol Clube do Porto, cargo que ocupou durante 42 anos, entre 1982 e 2024. É o dirigente desportivo mais titulado do mundo. É isto que vale para sempre. Obrigado Presidente Pinto da Costa, onde estiver, perdoe os traidores e os ingratos. Terão um fim ruinoso, porque a ingratidão é uma escolha que estas pessoas fizeram e que só as afasta do amor e da harmonia que tanto desejamos em nossas vidas e no nosso Clube. Obrigado.
