12.4 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.8 C
Faro
Domingo, Julho 14, 2024

Jingle Bells e Outras Curiosidades – Por António Ferro

James Lord Pierpoint, nasceu no dia 25 de Abril de 1822 em Boston. Foi um compositor, letrista e organista norte americano. Escreveu na Simpsom Tavern no ano de 1850 a canção “One Horse Open Sleigh” que foi registada e protegida pelos direitos autorais em 1857 na Geórgia. Dois anos mais tarde, quando foi republicada, é que assumiu o nome, pelo qual todos nós a conhecemos como “Jingle Bells”.

As mais lidas

A letra da canção remete para os passeios de trenó realizados em Salem Street no início do século XIX. Já os habitantes de Savannah acreditam que “Jingle Bells”, falava sobre as temporadas em Medford e que James a terá escrito durante o seu primeiro Inverno sem neve na Geórgia. Independentemente de todas as discussões, esta canção não foi criada com o intuito de ser uma canção natalícia, até porque a única alusão que faz, é em relação à neve. Ou seja, Pai Natal, renas ou os elfos, não são sequer abordados..

Existe uma versão desta história em que refere que James escreveu a canção para um
programa de Ação de Graças, um feriado muito importante nos Estados Unidos e no
Canadá, em que se agradece a Deus pelos bons acontecimentos do ano. Devido ao seu
sucesso, as crianças pediram-lhe a que a voltasse a cantar na época natalícia e assim a sua ligação ao Natal.

Outra vertente desta canção, a mais ousada naquela época, são as referências a namoros “Go it While You’re Young” (Vai em frente enquanto és jovem), escreveu uma historiadora de Savannah, Margaret W. DeBolt. A canção foi traduzida e adaptada para muitos idiomas e no que se refere à língua portuguesa, existe uma versão de Evaldo Rui, intitulada “Sino de Belém” que foi gravada, ainda em disco de 78rpm pela Odeom a 04 de outubro de 1941.

“Jingle Bells” foi primeira música tocada no Espaço. No dia 16 de dezembro de 1965, a tripulação do “Gemini 6A” decidiu entrar no espírito natalício e tocar esta clássica música de Natal, durante a viagem ao Espaço dos astronautas Wally Schirra e Tom Sytafford. “Jingle Bells” entrou assim para a lista dos recordes, como a primeira música a ser tocada neste local tão remoto.

Um momento icónico foi atuação com o cantor italiano Andrea Bocceli e os Marretas e
algumas homenagens não menos importantes como o “Jingle Bell Rock” de Bobby Helms.
Entre 1890 e 1954, esta canção esteve no Top 25, como uma das canções mais gravadas de sempre. Em 1970 o compositor é eleito para “Hall of Fame”.

Em 1997, a “James Lord Pierpont Music Schlarship”, é fundada no “Armstrong Atlantic
State”.

Já agora, e como estamos a referir-nos ao Natal, o Pai Natal foi inventado pela Coca-Cola?
Não, a Coca-Cola contribuiu para popularizar o Pai Natal, mas a figura icónica do velho de barbas brancas que distribui presentes de casa em casa foi sendo desenvolvida ao longo dos anos.
Tem a sua origem no percurso de vida do bispo Dom Nicolau, uma figura religiosa da
região da atual Turquia, que ficou conhecido por ajudar os mais pobres e colocar moedas nos sapatos das pessoas, que na altura eram deixados à porta de casa. E em outros casos, oferecer dinheiro anonimamente em sacos junto das chaminés das casas.

E teve direito a alguma canção?
Sim existem muitas, mas destaco a “Santa Claus is Coming to Town”.
Composta e escrita por Fred Coots e Haven Gillespie e interpretada pela primeira vez por Eddie Cantor num programa de rádio em 1934. No dia seguinte a ser ouvida, recebeu encomendas de 500 mil cópias de partituras e foram vendidas 30.000 cópias em apenas 24 horas.
No mesmo ano, o banjoista Harry Reser e sua banda, gravaram a versão mais antiga de que há conhecimento. Um ano mais tarde, a grande orquestra de Tommy Dorsey, deu a
conhecer em primeira versão, com instrumentação mais alargada.
Em 1970, os Rankin-Bass produziram um especial para televisão com uma hora de duração baseada na canção, com o narrador Fred Astaire, contando a história original do “Papai Noel”.

 

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img