12.4 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.8 C
Faro
Domingo, Julho 14, 2024

Inaugurado Centro Interpretativo do Lobo Ibérico em Pitões das Júnias

Abriu na turística aldeia de Pitões das Júnias, o primeiro Centro Interpretativo do Lobo Ibérico (CILI) em Portugal focado nas populações selvagens deste predador e na história das suas relações com o Homem, localizado em plena área de ocorrência desta espécie. O equipamento, inaugurado pelo Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, vem «trazer nova atratividade ao território», e afirma-se como uma mais-valia para a valorização da espécie. Por sua vez, a presidente da autarquia, Fátima Fernandes, sublinhou que estamos perante uma estrutura de «excelência e única no território, que pode alavancar o turismo e a investigação.»

As mais lidas

O primeiro Centro Interpretativo do Lobo Ibérico (CILI) em Portugal foi aberto em Pitões das Júnias, concelho de Montalegre. Estamos perante um espaço todo ele dedicado ao lobo, onde a própria arquitetura do seu interior projeta o visitante nas várias tipologias de fojos de lobo existentes na região do Barroso e nele se conseguiu apresentar uma imagem completa do lobo-ibérico (Canis lupus signatus) nas suas múltiplas perspetivas e contextos, como espécie selvagem, como parte integrante duma paisagem e como parte duma relação com o Homem, no passado e no presente. Trata-se de um projeto pioneiro, focado nas populações selvagens deste predador e na história das suas relações com o Homem, localizado em plena área de ocorrência desta espécie.

Pitoes das Junias CILI Abertura 9
DR
Pitoes das Junias CILI 12
DR



INVESTIMENTO

O valor financiado deste projeto foi de 256 297,74€, contemplando as despesas da obra física, mobiliário e informação cenográfica do interior, assim como estudos, pareceres de projetos e consultoria, publicidade e divulgação. O financiamento é do fundo FEDER através do programa de apoio NORTE 2020, sendo que o valor total elegível da candidatura foi 301 526,75€. De referir que a taxa de financiamento deste programa foi de 85%, pelo que o município de Montalegre comparticipou esta obra no valor correspondente ao autofinanciamento.

Pitoes das Junias CILI 2
DR
Pitoes das Junias CILI 1
DR


PALAVRAS

Fátima Fernandes – Presidente da Câmara de Montalegre

«Estamos perante um equipamento de excelência e único no território, que pode alavancar o turismo e a investigação. É fundamental contrariar a figura do lobo mau que nos incutiram desde pequenos. Não se trata de uma figura diabólica, mas de uma espécie selvagem que já existia neste território antes da ocupação humana. É importante que haja respeito por esta figura do lobo, que já foi de alguma forma sacralizada há muitos anos, ao mesmo tempo que é necessária uma maior proteção do pastoreio. Esta é assim uma forma de valorização e respeito pela espécie, mas também uma forma de valorizar o nosso território.»

Lúcia Jorge – Presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias

«Quero em meu nome pessoal e da freguesia de Pitões das Júnias que represento deixar aqui um agradecimento ao município Montalegre pela oportunidade e pelo reconhecimento do trabalho que Pitões das Júnias tem vindo a desenvolver no concelho, que devido a ser apenas possível apresentar uma candidatura por concelho e CIM, o seu executivo à data decidiu dar a oportunidade a Pitões das Júnias. O resultado é este magnifico centro interpretativo, que representa uma imagem completa do lobo ibérico nas suas múltiplas perspetivas e contextos, como espécie selvagem, como parte integrante duma paisagem, e como parte duma relação com o homem no passado e no presente a ser utilizado como mais uma alavanca de desenvolvimento ao território de Montalegre e do PNPG, o CILI

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img