Para o ser humano, um mês de vida é insignificante, um mero pós-nascimento. Mas para um projeto voluntário, não, é de grande relevância. Momento de fazer o primeiro balanço.
“O Cidadão” deu-se a conhecer aos leitores no dia 28 de Agosto de 2023.Pensado há muitos anos, só nessa altura conseguiu alavancar-se e aparecer. Durante 30 dias procurou cidadãos de todas as vertentes profissionais para lhe dar corpo. E foi com enorme satisfação que sentimos o carinho de todos pelo projeto. Temos cerca de 40 pessoas, entre eventuais e permanentes a colaborar na área editorial. E um número de visualizaçóes superior a 5o mil.
Podem contar-se pelos dedos de uma mão, os que deram “nega”. Mesmo estes, temos esperança de que, um dia, repensem e integrem a equipa. As portas estão sempre abertas, ou não fosse “O Cidadão” o jornal de todos. Talvez o único em Portugal com estas características : voluntário, digital, diário, generalista, com redação na Região Metropolitana do Porto. A sua filosofia faz lembrar os velhinhos e saudosos, “O Comércio do Porto”, “O Primeiro de Janeiro” e o, quando nortenho, “Jornal de Notícias”. Sem saudosismos mórbidos, mas referências jornalísticas que urge preservar – depois do silêncio da TSF, hoje mais do que nunca. E como desejamos – e procuramos – os que trabalharam nesses jornais! Fazem-nos muita falta!
Mais uma vez, relembramos os nossos leitores de que este projeto não tem “donos”. Não implica falta de responsabilidade e profissionalismo. Isso, nunca! Os poderes instituidos é que ficaram de fora. E, como devem calcular – há ainda quem não saiba, já nos temos apercebido – a liberdade tem custos elevados. Que são supridos pelo nosso trabalho e pelo vosso apoio: editorial, crítico e comercial.
O nosso especial apelo, na passagem deste mês, às empresas e aos empresários. O nosso ( de todos nós) jornal tem espaço para divulgarem os vossos produtos e serviços. E ao optarem por “O Cidadão” não estão a enriquecer qualquer multinacional. Estão a contribuir para que tenhamos todos uma informação diferente, descolada de qualquer poder, e pertença de uma associação na qual todos se podem inscrever.
As ideias, sugestões, novos projetos são sempre bem vindos.
50 mil visualizações durante um mês, é notável!
40 colaboradores : a sociedade quer este projeto a funcionar bem.
Por isso, caro amigo ou cara amiga, de que está à espera para vir ter connosco dar uma ajuda? Precisamos de pessoas de todo o país!
Alguém dizia, há uns anos, que o mundo “precisava de heróis”; pois nós dizemos que a sociedade precisa de voluntários, solidariedade e união. E pessoas! Se todos dermos um bocadinho, todos ficamos a ganhar. “O Cidadão”, como orgão de comunicação social, faz a parte que lhe compete. E desafia para que se juntem a ele.
Um mês, já está! E hoje é “o primeiro dia do resto da “nossa” vida”!
Contatos: geral@ocidadao.pt
publicidade@ocidadao.pt
gestao@ocidadao.pt
rp@ocidadao.pt (Relações públicas)
Se não vos encontrarmos, venham ter connosco!
Até já!
Jornalista