A Oficina Memórias de Vida prevê a partilha de projetos que abordam as histórias e as memórias individuais e coletivas dos lanifícios como manancial de conhecimento, património imaterial e imaginário para novas expressões culturais e artísticas.
14h30 | Abertura
Rita Salvado (Diretora do Museu de Lanifícios e Investigadora na UBI)
Paulo Serra (Vice-Reitor para os Recursos Humanos, Concursos e Atos Académicos da UBI, e Investigador do LabCom /UBI)
14h45 | “‘A Teia na Tecidura dos dias'”: vivências, narrativas e representações de operários tecelões da Covilhã”:
Patrícia Smith (Pós-doutoranda do LabCom /UBI)
A participação de Patrícia Smith trará uma leitura acerca do potencial das histórias, seja enquanto dispositivos no plano da consciência reflexiva de si mesmo, seja no âmbito coletivo, sob a perspetiva da inscrição do sujeito na cultura e das expressões culturais que implicam reconhecimento e identidade. Abordará ainda o processo de recolha e produção de narrativas, baseadas em memórias e vivências de operários têxteis da Covilhã, para a configuração de representações, objeto de estudo do primeiro projeto a ser apresentado.
15h00 | “A Memória dos Lanifícios: projeto de Investigação Interna do Museu de Lanifícios”
Rita Salvado (Diretora do Museu e Investigadora na UBI)
Mafalda Castelo Branco (Doutora em Media Artes)
Helena Correia (Técnica Superior de Arquivo)
A Professora Rita Salvado apresentará algumas abordagens e metodologias de registo da memória coletiva e individual dos lanifícios que estão em curso no Museu de Lanifícios. Com a colaboração de Helena Correia e de Mafalda Castelo-Branco, serão apresentados dois projetos: 1- a dupla celebração do centenário da fundação da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. e dos vinte anos de ocupação do edifício pela Faculdade de Engenharia da UBI, projeto que cruzou a memória do edifício enquanto fábrica com o retrato atual da faculdade, recorrendo ao fundo documental da empresa, existente no Arquivo Histórico dos Lanifícios; 2- a organização do repositório de vídeos e a apresentação de metodologias de registo de memória oral realizado no âmbito do projeto «Rota da Lã Educa», um projeto de valorização turística.
15h45 | “Elas ao som da fábrica – novelos com história”
Sónia de Sá (Professora Auxiliar da Faculdade de Artes e Letras e Investigadora do LabCom / UBI)
Por sua vez, a Professora Sónia de Sá realizará a exposição “Elas ao Som da Fábrica”, referente a projeto pedagógico, em execução desde 2019, pelas diversas turmas finalistas da licenciatura em Ciências da Cultura da UBI. O projeto tem por objetivo central a recolha e valorização da memória oral de antigas e atuais operárias fabris da indústria têxtil da região da Serra da Estrela. Todos os anos, as/os estudantes idealizam, organizam e executam um evento público Elas ao Som da Fábrica a partir das histórias recolhidas e de representações artístico-culturais das mesmas.
16h00 | Moderação e contributo do Professor Marcos Palacios (Professor Catedrático Aposentado da UFBA e Docente convidado do LabCom / UBI)
16h15 | Debate e Visita ao Centro de Documentação/Arquivo Histórico do Museu de Lanifícios
Este Encontro tem o apoio da Faculdade de Artes e Letras da UBI, do LabCom – Comunicação e Artes, do Museu de Lanifícios e do Projeto «Rota da Lã Educa» (Turismo de Portugal).
O acesso à Oficina Memórias de Vida é livre e dispensa incrição prévia.