A cidade de Guimarães prepara-se para receber a edição deste ano da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea. O evento de apresentação ocorrerá amanhã, dia 11 de julho, às 15h00, no Jardim da Sociedade Martins Sarmento, situado na Rua Paio Galvão 2.
Organizada pela Ideias Emergentes – Arte, Arquitetura e Produção Cultural, CRL, a sessão contará com a presença de Paulo Lopes Silva, Vereador da Cultura, Joaquim Pinheiro, Diretor da Contextile e Cláudia Melo, Diretora Artística da Contextile.
A Contextile 2024, em parceria com o Município de Guimarães e a DGArtes, ocupará diversos espaços culturais e áreas públicas da cidade. A exposição internacional contará com 57 obras de 50 artistas, selecionadas a partir de mais de 1.300 propostas enviadas por artistas de 79 países.
Entre os destaques desta edição, está uma exposição dedicada ao artista catalão Josep Grau-Garriga, falecido em 2011 e considerado um pioneiro da arte têxtil contemporânea na Península Ibérica.
A bienal também celebrará a arte têxtil canadiana com uma grande exposição de artistas do Canadá, país convidado deste ano. O programa incluirá ainda residências artísticas, performances, workshops e textiletalks, e prolongar-se-á por 100 dias, de 7 de setembro a 15 de dezembro de 2024.
Esta bienal promete ser um marco na cena artística contemporânea, reunindo talento internacional e promovendo a arte têxtil em Guimarães.
Edição: Rui Paulo Costa
