20.2 C
Porto
20.2 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Gondomar investe 740 mil euros para transformar escola de Baguim em apoio para idosos

Um investimento de quase 740 mil euros, suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai transformar nos próximos sete meses uma antiga escola em Gondomar em resposta social para idosos, anunciou hoje a Câmara Municipal.

As mais lidas

Segundo fonte da autarquia, a antiga Escola Básica n.º 1 de Baguim do Monte, desativada desde 2012 e desde então um recurso para associações da freguesia, a partir do fim do mês será requalificada para se tornar numa estrutura para respostas sociais a idosos.

O custo da obra será pago na íntegra pelo PRR, através das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, indica o comunicado da autarquia.

Uma vez reabilitado, num prazo de cerca de  sete meses, o equipamento será usado para promover novas respostas sociais em Baguim do Monte, nomeadamente junto da população idosa, através do programa Espaços Saber+.

O objetivo é atuar ao nível do envelhecimento ativo e saudável, combatendo o isolamento social”, assinala a autarquia.

O município, liderado pelo socialista Marco Martins pretende, ao mesmo tempo, “potenciar a recolha e preservação de artes, manualidades e tradições de Baguim do Monte, de forma a contribuir para a recriação da identidade e memória coletiva, promovendo a cooperação entre diferentes gerações, num espaço que se pretende frequentado por idosos e visitado por famílias, crianças e jovens da freguesia, do município e da Área Metropolitano do Porto”, lê-se ainda.

Com estes projetos, estamos a promover novas respostas para a nossa população mais idosa, que permitirá combater o flagelo do isolamento social e melhorar a coesão social”, afirma Marco Martins, citado no comunicado e reportando-se a declarações no ato de assinatura do protocolo entre a câmara e a freguesia de Baguim do Monte.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img