Segundo fonte da autarquia, a antiga Escola Básica n.º 1 de Baguim do Monte, desativada desde 2012 e desde então um recurso para associações da freguesia, a partir do fim do mês será requalificada para se tornar numa estrutura para respostas sociais a idosos.
O custo da obra será pago na íntegra pelo PRR, através das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, indica o comunicado da autarquia.
Uma vez reabilitado, num prazo de cerca de sete meses, o equipamento será usado para promover novas respostas sociais em Baguim do Monte, nomeadamente junto da população idosa, através do programa Espaços Saber+.
“O objetivo é atuar ao nível do envelhecimento ativo e saudável, combatendo o isolamento social”, assinala a autarquia.
O município, liderado pelo socialista Marco Martins pretende, ao mesmo tempo, “potenciar a recolha e preservação de artes, manualidades e tradições de Baguim do Monte, de forma a contribuir para a recriação da identidade e memória coletiva, promovendo a cooperação entre diferentes gerações, num espaço que se pretende frequentado por idosos e visitado por famílias, crianças e jovens da freguesia, do município e da Área Metropolitano do Porto”, lê-se ainda.
“Com estes projetos, estamos a promover novas respostas para a nossa população mais idosa, que permitirá combater o flagelo do isolamento social e melhorar a coesão social”, afirma Marco Martins, citado no comunicado e reportando-se a declarações no ato de assinatura do protocolo entre a câmara e a freguesia de Baguim do Monte.