Caprichos do futebol tornam a jornada 14, que se disputa este fim de semana, numa das mais importantes, a mais importante mesmo, desta primeira volta.
Vejamos a classificação dos cinco primeiros:
1º- Sporting 31 pontos
2º- FC Porto 31 pontos
3º- Benfica 30 pontos
4º- SC Braga 29 pontos
5º- Vitória SC 25 pontos
O SC Braga vai receber hoje à noite, pelas 20:30, o Benfica e o FC Porto amanhã, à mesma hora, desloca-se a Alvalade para jogar contra o Sporting. Por sua vez, o Vitória de Guimarães visita o Bessa, com o objetivo de “colar-se” aos da frente.
Independentemente das paixões clubísticas por outros emblemas, a jornada não deixa ninguém indiferente, uma vez que tanto pode mexer com toda a classificação atual, como ficar tudo na mesma. É de jornadas assim que os adeptos de futebol gostam.

Sporting – FC Porto, amanhã, 20:30 em Alvalade
Alvalade recebe o jogo “maior”. É um “clássico” do futebol português com as duas equipas – Sporting e FC Porto – empatadas no topo da tabela, com 31 pontos.
Quanto ao Sporting, não vence o FC Portos nos últimos 5 jogos, mas não nos parece que a história vá condicionar muito no encontro de amanhã. Ruben Amorim quer que o “seu” Sporting dê o salto, a tentativa de fuga e mantenha o primeiro lugar, mas isolado, deixando o seu adversário direto a 3 pontos. Tal como disse na conferência de Imprensa que antecedeu o jogo, apesar de ter vencido o Sturm Graz e haver grande motivação, “este jogo não tem nada a ver com o da Liga Europa. É outra equipa, outro treinador e as dificuldades são também outras.”

No que diz respeito ao FC Porto, o facto de Jorge Nuno Pinto da Costa não atribuir cariz especial a este “clássico” diz muito da forma como os portistas levam “a sério” todas as partidas. Sérgio Conceição, um dos melhores treinadores deste campeonato, com a sua experiência e espírito competitivo, atribui importância especial a todos os jogos. Vencer está-lhes no ADN – treinador e jogadores – e, portanto, tudo o que não seja vitória, não agrada.
Vai ser, com toda a certeza, um jogo emocionante por tudo o que vale neste momento. E sabendo já o que aconteceu na véspera, em Braga, dá um tempero suplementar ao encontro.
O plantel sportinguista encontra-se na máxima força, ao passo que o do FC Porto tem tido imensas contrariedades com lesões. Pepe está em dúvida, mas com muita vontade de jogar ou não tenha Sérgio Conceição referido, em tom de brincadeira, “o Pepe se tiver só uma perna boa, já quer jogar.” Se não puder, faz falta ao processo defensivo da sua equipa, mas também a um jogo que merece ter os melhores das duas equipas em campo.
SC Braga – SL Benfica, hoje, às 20:30, em Braga

Muitos comentadores afirmam ser o SC Braga quem melhor futebol apresenta neste momento. Poderão ter ou não razão, mas a verdade é que para baterem o Benfica, hoje à noite, têm mesmo de jogar bem. Roger Schmidt não atribui a este jogo caráter decisivo. E realmente não o é. Mas pode ser um tónico muito bom para o resto do campeonato. Até porque, se cair para a quarta posição, vai sentir de novo contestação e mau ambiente. Diremos que este jogo é decisivo para o Benfica curar algumas feridas e mostrar aos adversários e aos seus adeptos que o jogo contra o Farense foi um mero acidente de percurso (acontece a todos) e já lá vai. E dar aos seus jogadores a confiança que, algumas vezes, parece terem deixado em lugar incerto. Há muito, pois, para o Benfica resolver consigo próprio, sem ser um jogo decisivo… Certamente que uma má exibição e uma derrota terão muito peso para o técnico dos “encarnados” e seus jogadores.

O SC Braga joga bem. Se é o que joga melhor ou não, é outra história. Mas que tem sido constante e equilibrado, isso tem. Revela o mesmo espírito de ambição a jogar frente ao Real Madrid ou Nápoles, como contra o Vizela ou Famalicão (sem qualquer desprimor para estes dois dignos clubes).
Artur Jorge conhece, muito melhor do que nós, as fragilidades da equipa lisboeta; e também sabe que contra o Farense – jogo de tão má memória para os “encarnados” – só não deu goleada porque a finalização do Benfica foi um desastre. O que já não sucedeu no jogo em Salzburgo.
Enquanto o SC Braga tem sido uma equipa de qualidade e com exibições regulares, o Benfica aparece algo bipolar. Em Braga, logo à noite, vencerá a regularidade “arsenalista” ou o Benfica em dia sim? Face às caraterísticas dos contendores, tudo pode acontecer. O espetáculo, esse, está garantido, portanto.

Jornalista