Já na categoria de melhor filme da Semana dos Realizadores o prémio recaiu em “Bucky F*ucking Dent”, do norte-americano David Duchovny (actor de ‘X-Files’ e ‘Twin Peaks’), enquanto a longa-metragem japonesa “Shadow of Fire”, de Shinya Tsukamoto, venceu o prémio especial do júri na mesma categoria.
Na secção Orient Express, dos 21 filmes em competição, o vencedor foi “Creation of the Gods I : Kingdom of Storms” do chinês Wuershan. O prémio especial do júri foi atribuído a “The Floor Plan”, de Junichi Ishikawa, tendo sido ainda atribuída uma menção especial ao japonês Hideo Nakata, por “The Forbidden Play”.
No Cinema Português, o grande prémio foi para a co-produção “Departures” de Vasco Viana e o prémio que distingue as escolas com cursos de Cinema foi para “Esqueci-me que tinha medo”, de Diogo Bento, da Universidade Lusófona de Lisboa.
Na edição deste ano do Fantasporto foram exibidos cerca de 100 filmes de diferentes países como Japão, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, China, Filipinas, Irão, México, Índia, Estados Unidos da América, Estónia, Hungria,, Canadá e Cazaquistão, Espanha e França.
A edição do Fantasporto encerrou com a entrega dos prémios seguida da exibição da superprodução do distinguido “Creation of the Gods I : Kingdom of Storms”
Hoje, domingo, a partir das 15h, o dia é dedicado aos fimes premiados nesta edição, voltando o Fantasporto ao Batalha – Centro de Cinema no próximo ano, entre 28 de fevereiro e 10 de Março.
Colaborador