14.7 C
Porto
19.3 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Sábado, Setembro 7, 2024

FC Porto é primeira entidade desportiva a obter Certificado de Excelência em Gestão Ambiental

Numa altura em que o compromisso das empresas com a sustentabilidade se figura cada vez mais urgente, em Portugal, apenas 44 estão registadas no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS). Tutelada pela Agência Portuguesa do Ambiente, este Sistema, que promove a melhoria contínua do desempenho ambiental das instalações e práticas das organizações, integra entidades responsáveis em termos ambientais que se distinguem pela diferenciação positiva, baseada na transparência e na credibilidade. O FC Porto é uma das 44 organizações e a primeira ao nível desportivo a obter a Certificação de Excelência em Gestão Ambiental.

As mais lidas

Recentemente, a Aliados Consulting apoiou o FC Porto no processo para a obtenção da certificação EMAS, tendo-se a primeira entidade na área desportiva a ser reconhecida neste Sistema de Ecogestão pelas suas boas práticas e preocupação com o Planeta. A cerimónia de entrega da bandeira, que simboliza a atribuição da certificação EMAS, decorreu no passado dia 17 de abril, no Estádio do Dragão.
É sem dúvida mais um motivo de orgulho. Desde 2007 que temos vindo a trilhar este percurso, no âmbito da sustentabilidade ambiental. E, por isso, esta certificação vem atestar este bom desempenho ambiental que temos vindo a demonstrar ao longo destes anos”, destacou Teresa Santos, responsável de sustentabilidade do FC Porto.

DESEMPENHO, CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA

Ao nível da União Europeia, Portugal ocupa o 6º lugar, no âmbito do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), sendo que é no Norte do País que a maior parte das entidades certificadas têm atividade, apesar de se verificarem entidades registadas também nas zonas Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Açores.
Pelos dados disponíveis, verificamos apenas o registo de 16 PME’s, 2 autoridades locais e 26 grandes empresas. Já em termos de área de negócio, é nas indústrias transformadoras que se verifica a maior adesão” salienta Tiago Ferreira, que considera que o Sistema EMAS proporciona numerosas vantagens às organizações.

Entre as vantagens de fazer parte deste ecossistema podemos destacar o melhor desempenho ambiental e financeiro, uma gestão ambiental de grande qualidade e a utilização eficiente dos recursos e menores custos; uma melhor gestão dos riscos e das oportunidades, com garantia de total conformidade com a legislação ambiental, menor risco de coimas relacionadas com a legislação ambiental, desagravamento regulamentar e acesso a incentivos à desregulamentação.

Mas, também, maior credibilidade, reputação e transparência, com informações ambientais validadas por uma entidade independente, melhoria das oportunidades comerciais em mercados onde se dá importância aos processos de produção ecológicos, e melhoria das relações com os stakeholders, clientes, com a comunidade a nível local e geral e com as entidades reguladoras. 


Para Tiago Ferreira, Diretor Executivo da Aliados Consulting “apesar do tecido empresarial nacional já estar a trilhar o caminho rumo à sustentabilidade, existe um potencial desaproveitado no que toca a este sistema voluntário de gestão e auditoria ambiental europeu”, reforçando que “sejam privadas ou públicas, as organizações que decidem certificar-se neste Sistema verificam uma melhoria no seu desempenho ambiental, da sua eficiência operacional e da tomada de decisões, mas, também, alavancam a sua imagem pública e reputação”.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img