A Conferência, no dia 3 de novembro, terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Aberta ao público, com transmissão online e conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais nas diversas áreas da sustentabilidade.
Durante a Conferência, serão distinguidas Boas Práticas e entregues ‘Selos ODSlocal’ aos municípios que mais se destacaram neste domínio, cujos presidentes participarão num debate moderado por Luísa Schmidt, investigadora no ICS-ULisboa. Serão também atribuídos Prémios ODSlocal a três projetos de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade.
Este ano, marca ainda presença a SDSN (Sustainable Development Solutions Network), uma rede internacional patrocinada pelas Nações Unidas que visa encontrar e promover soluções inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável e das metas dos ODS.
Num painel dedicado às “Soluções para o Desenvolvimento Sustentável”, Marta Garcia-Haro, gestora Sénior da SDSN a nível Internacional, trará exemplos inspiradores sobre o que está a ser realizado em cidades e comunidades do Sul da Europa. Por sua vez, na intervenção de Júlia Seixas, pró-Reitora de Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e membro do Conselho Diretivo da rede SDSN em Portugal, dar-se-á a conhecer as ações e soluções desta rede ao nível nacional.
A Conferência conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, e as participações de Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Artur Santos Silva, curador da Fundação La Caixa e André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. O programa inclui ainda sessões de debate, que contarão com a presença de autarcas dos municípios galardoados, assim como de representantes das entidades da sociedade civil responsáveis pelos projetos premiados.
Caberá ao Coordenador da Plataforma ODSlocal, João Ferrão, o encerramento da Conferência, apresentando uma reflexão sobre o balanço dos ODS. “Neste ano, em que estamos a meio caminho do cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é importante fazer um balanço e acelerar a sua concretização, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Uma forma de intensificar o avanço é reforçar as sinergias entre diversos ODS, e dispor de indicadores para medir o progresso e identificar as trajetórias de evolução , e dispor de indicadores para medir o progresso e identificar as trajetórias de evolução relativamente às metas definidas” – referiu.