8.5 C
Porto
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Depois das férias mantenha a consistência do Sono

Estudos sobre o Sono remontam à Grécia Antiga; Homero escrevia na sua Odisseia que “o sono é o melhor dos remédios, porque cura a fadiga com a melhor das prescrições: o descanso”.

As mais lidas

Estefânia Marques
Estefânia Marques
Técnica de Neurofisiologia, especialista em Estudos do Sono

A importância do Sono é tal que, hoje em dia, já se realizam estudos bem estruturados, com questionários sobre a qualidade da noite e sobre os sintomas de sonolência diurna; são usados  equipamentos de última geração que  permitem medir as ondas cerebrais, dando para perceber quão profundo é o sono durante a noite.

Ao longo do tempo, os benefícios foram cada vez mais explorados e percebeu-se que um dos segredos para uma noite bem dormida é a consistência do período de sono. Manter um horário regular contribui para a saúde física e mental, pelo que é importante manter essa consistência.

Num período de relaxamento e desconexão durante as férias, muitos de nós desregulamos a rotina de sono, devido a menores compromissos matinais, a diferentes compromissos sociais e a fusos horários diferentes. Após este período, enfrentamos o desafio de retomar a rotina diária, incluindo os horários de sono.

Regressar à realidade depois das férias é sempre difícil. Mas não precisamos de acrescentar obstáculos a este processo; a falta de um sono consistente pode levar a  maior irritabilidade, mais fadiga e dificuldade de concentração. Podemos sempre diminuir este impacto se conseguirmos reduzir a diferença de horário gradualmente. Alguns conselhos

Nas férias, por norma, deitamo-nos mais tarde e também acordamos mais tarde. Aproveite a última semana para diminuir esta diferença. Por exemplo, se por norma se deita às 22 horas e nas férias passou a deitar-se pela meia noite, reduza todos os dias 30 minutos o horário de deitar, até chegar ao horário pretendido.

Não se esqueça que quanto mais dorme, menos sono tem na noite seguinte. Não se deixe ficar na cama por mais tempo durante a manhã. Convém dormir a mesma quantidade de horas que irá dormir na sua rotina habitual.

Os equipamentos eletrónicos também retardam a fase inicial do sono. Evite estar exposto à luz do telemóvel, da televisão, a jogos digitais duas a três horas antes da hora de deitar.

O ambiente do quarto deve ser limpo e arrumado com frequência, para permitir um sono adequado e relaxante. Areje todos os dias o quarto pela manhã e evite dormir com exposição à luz.

O exercício físico também é importante para manter a persistência do sono, mas torna-se um inimigo se o praticar imediatamente antes do horário de deitar. Opte por fazer durante a manhã ou durante a tarde.

Claro que manter horários regulares de sono durante e após as férias pode parecer um desafio, mas os benefícios a longo prazo valem o esforço, acredite. Ao priorizar a consistência do sono, estamos não só a investir na nossa saúde física e mental, mas também em aspetos tão importantes como a produtividade e qualidade de vida. Portanto, ao retornar à rotina diária, lembre-se da importância de cuidar do seu sono para, mais tarde, poder colher os frutos de um corpo e de uma mente bem descansados.



- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img