12.5 C
Porto
Domingo, Maio 19, 2024

Deixem o IUC em paz – Por Joaquim Jorge

As mais lidas

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge
Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

A discussão do OE 2024 arrancou ontem, com a audição do Ministro das Finanças, Fernando Medina.

O Orçamento deste ano está associado ao IUC. Parece que não há mais nada no Orçamento que seja importante para a vida dos portugueses! Os carros e os portugueses.

A discussão do OE 2024 resume-se a uma medida que representa menos de 0,1% da receita. Podíamos, a seguir, falar de um “Orçamento Queque” ou um “Orçamento Pipi”. Enfim!

Meu Deus, façam oposição decente e no que é importante para a vida dos portugueses. Não morre ninguém se não tiver dinheiro para andar de carro ou pagar o IUC, mas morre se não tiver dinheiro para comer.

Há tantas coisas importantes para se discutir, muito antes do IUC de carros antigos!

Discussões importantes para a vida dos portugueses: baixa do IRS, SNS, apoios sociais a quem de direito, rendas e compra de casa, juros da habitação, justiça célere, entre outros.

O IUC – Imposto Único de Circulação – foi criado em Julho de 2007 e passou a ser um imposto devido anualmente, independentemente da circulação.

Estão isentos do pagamento de IUC veículos que tenham mais de 30 anos. Quem tem destes carros têm dinheiro e tem outros carros.

Para os outros, o governo limitou o aumento de IUC a 25 euros todos os anos. Permite com calma ponderar a compra de um carro novo ou usado com apoio ao abate ou pagar o aumento de IUC e ficar com o carro antigo.

A mim o que me preocupa é haver tantos mendigos na rua, bolsas de pobreza, muitas vezes encapotadas. O importante é não subirem os bens essenciais e o preço da electricidade ( vem aí o Inverno).

Os portugueses têm tendência para discutir e perderem tempo com tudo que não é importante para as suas vidas – carros à cabeça.

Acho muito mais abjecto o pagamento do IMI, comprei uma casa e um terreno com todas as licenças e mais algumas, e ainda por cima, pago um imposto e a casa está sempre no mesmo sitio.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img