Assíduo de manifestações, das quais já publicamos duas das suas reportagens, João Lobato não faltou à grande manifestação do dia 25 de Abril na avenida da Liberdade em Lisboa, em que mais uma vez com a sua calma e perspicácia, soube captar grandes momentos que marcaram a comemoração dos 50 anos da revolução.
Mais que nas grandes multidões, o fotografo concentrou-se em esperar o momento certo para registar alguns tipos comportamentais e situações que fora do conjunto, têm um peso ainda maior nos comportamentos e diversas formas de cada um comemorar a data, no caso mais marcante do último meio século da história do país.
Na reportagem destacam-se vários “momentos”, nomeadamente o idoso que desfila com a bandeira nacional esvoaçando empunhando um cartaz, o significado da criança às cavalitas de um adulto empunhando um cravo vermelho, o protesto da rapariga desinibida que defende a cultura contra a censura, ou o instantâneo de um rapaz orgulhosamente empunhando um cartaz que defende a liberdade, com um cravo espetado no rabo de um figurante.
Imagens a preto e branco que dão ainda mais “força” às mensagens e nos fazem recordar as múltiplas reportagens de fotojornalistas que ilustraram as repetidas manifestações no pós-revolução em que o povo saía à rua, para exprimir em plenos pulmões o seu grito de liberdade. Mudaram as indumentárias, os cortes de cabelo, continuam, no entanto, sinais de protesto sobre perspetivas goradas ou de defesa de direitos, alguns dos quais nos nossos dias incrivelmente em risco.
Lobato, mais uma vez transporta-nos para o centro dos acontecimentos com a sua lente e traça-nos um retrato pictórico de um povo que mesmo duas gerações após a revolução, sai à rua com determinação para comemorar o Dia da Liberdade.
Texto de Carlos Ribeiro e Fotos de João Lobato
Engenheiro e Fotógrafo