A iniciativa, integrada no programa da Câmara Municipal de Setúbal comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, incluiu a exibição do documentário, que retrata o período da Revolução dos Cravos através da caricatura.
“O Zé Povinho na Revolução”, realizado por Lauro António com financiamento do Instituto Português do Cinema, é um repositório de caricaturas e fotomontagens surgidas na imprensa entre 25 de abril de 1974 e 25 de novembro de 1975.
Imagens de época e registos sonoros integram o documentário, que contou com a participação de Abel Escoto, um dos mais importantes diretores de fotografia portugueses.
Já a exposição partilha painéis informativos com documentação e imagens sobre o projeto cinematográfico de Lauro António, realizado de forma artesanal, desde o pré-genérico ao genérico final desenhado à mão por Carlos Paulo Simões.
Encontram-se também expostos dois cartoons inéditos e uma escultura em cerâmica do “Guarda Ricardo“, uma das mais famosas personagens do cartoonista SAM, oferecidos pelo artista a Lauro António e à mulher Maria Eduarda Colares.
Desenhos de autoria de alguns dos maiores artistas gráficos portugueses publicados na imprensa e presentes no documentário, designadamente Abel Manta, Cid, José Vilhena, Pedro, António e Crocodilo, estão também em exposição.
A mostra “O Zé Povinho na Revolução”, de entrada gratuita e patente até 7 de junho, faz ainda uma alusão e homenagem especial a Rafael Bordalo Pinheiro e à personagem Zé Povinho.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Aos sábados, o horário de visitas é das 14:00 às 18:00, até 31 de maio, e das 15;00 às 19:00, a partir de 1 de junho.
No âmbito da mostra, a Casa das Imagens exibe, até 25 de maio, o ciclo de cinema “E depois de abril? Olhares sobre a Juventude em Portugal“, com seis filmes selecionados por Frederico Corado a partir do ciclo delineado por Lauro António, em 1999.
Além de “O Zé Povinho na Revolução“, que abriu o ciclo, estão reservadas exibições, em abril, de “Adeus, Pai“, de Luís Filipe Rocha, no dia 20, e de “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes, a 27.
As sessões cinematográficas, sempre com início às 15:00, prosseguem em maio com apresentações, a 4, de “Zona J“, de Leonel Vieira, a 11, de “Montanha“, de João Salavisa, e, a 25, de “Gabriel“, de Nuno Bernardo.
As inscrições para as sessões, de entrada gratuita e com um número limitado de participantes, devem ser feitas pelos contactos 969 754 116 ou casadasimagens@mun-setubal.pt.