12.4 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.8 C
Faro
Domingo, Julho 14, 2024

Apresentação do Projeto de valorização dos carvalhais nativos terá lugar no Porto

No dia 25 de novembro vai ser apresentado no Porto o Projecto Carvalhal. Trata-se de um estudo de caso, que tenta responder à questão fundamental: como podem os carvalhais beneficiar o ambiente, a sociedade e a economia e quais serão as formas mais apropriadas para a sua gestão?

As mais lidas

Jorge Moreira
Jorge Moreira
ambientalista e investigador no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da Universidade da Coimbra
O evento vai ser promovido pela Aliança pela Floresta Autóctone e terá apresentação pelo Professor João Carvalho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Terá início às 16.00 na sede da Associação Campo Aberto, no Porto.
Não obstante os carvalhais serem de grande valor e importância, temos assistido a uma contínua degradação destes ecossistemas naturais no nosso território. Com a ajuda da investigação científica e enquadrada por uma silvicultura próxima da natureza – que possibilita soluções de base natural com benefícios para a sustentabilidade –, o Projecto Carvalhal tenta inverter este processo, mostrando como este património natural pode beneficiar o ambiente, a natureza, a economia e a vida das comunidades rurais e urbanas.
O Professor João Carvalho é Professor de Silvicultura e Dendrologia na UTAD. Realizou o seu doutoramento no USDA Forest Service, Southern Research Station e North Carolina State University, Fulbright, Estados Unidos da América. Tem várias obras e artigos científicos publicados sobre os carvalhais.
É membro do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB) e integrou o grupo interinstitucional para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas para as Florestas e a Comissão de peritos científicos da Comissão Europeia/EU – EFI para a Estratégia para a Biodiversidade e a Estratégia para as Florestas EU2030.
João Carvalho
Professor João Carvalho, Investigador da Universidade de Trás-os -Montes e Alto Douro
A Aliança pela Floresta Autóctone é um movimento socioambiental, que reúne cidadãos, organizações ambientais e instituições diversas, inconformadas com o estado degradante da nossa floresta nativa e preocupada com os incêndios sistemáticos no coberto vegetal. A Aliança lançou em 2017 um Apelo com sete pontos principais que cada um pode subscrever em: https://florestautoctone.webnode.pt/
A apresentação do Projecto Carvalhal é gratuita, mas é necessária a inscrição. Poderá fazê-la através do e-mail: florestautoctone@gmail.com
- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img