13.5 C
Porto
17 C
Lisboa
18.9 C
Faro
Quinta-feira, Abril 24, 2025

A criança apreende o belo através da palavra- Por Rosa Fonseca

Mais artigos

Um período fértil de conexão emocional que é terminante para o desenvolvimento da compreensão dos sentimentos para com os outros. As experiências devem ser enriquecedoras por forma a adaptar a criança à perceção do seu mundo e dotá-la de ferramentas fundamentais na construção de valores, emoções e sentido estético.

A criança apreende o belo através da palavra. Neste contexto, a palavra tem a capacidade de abrir portas à imaginação e fornecer imagens, que apelam aos sentidos e às emoções.

Torna-se então muito importante despertar a criança para a palavra, motivando-a a expressar-se através dela, seja por meio, da oralidade, da escrita ou da arte. É aqui que a família, os educadores têm um papel fundamental; a crianças explora as suas perceções sobre o mundo explorando a criatividade, o belo e a liberdade, essenciais ao seu desenvolvimento crítico, capaz de identificar e apreciar a beleza nas diversas formas de arte. O seu quotidiano deve ser o mais diversificado possível suscitando curiosidade e espanto.

Enquanto professora, procurei incutir o belo na criança através da palavra: no contar histórias, declamar poesia ou naturalmente descrever o espaço e os outros que nos rodeiam. Recorri à literatura infantil, que é repleta de narrativas que festejam a beleza da natureza, a magia e as próprias relações humanas e muito à linguagem poética.

Lecionei com diversas faixas etárias, infantil e adolescência, que me proporcionaram um leque de experiências gratificantes que me levam a asseverar da cabal importância de valorizar o que é belo e significativo. Quando se trata de crianças e jovens não devemos descurar esta tarefa que envolve a sensibilidade, a criatividade e um inteiro entendimento da capacidade que a linguagem detém.

A poesia no desenvolvimento da criança – Destaco aqui a linguagem poética, pareceu-me sempre, que despertava na criança um interesse estético que ia além das palavras. A poesia, com

a musicalidade das rimas e o ritmo dos versos, provoca estímulos sensoriais decisivos ao desenvolvimento da sensibilidade artística e emocional.

A poesia é uma linguagem lúdica e criativa. Desperta e aperfeiçoa o vocabulário e a imaginação. Através dela, desenvolve-se o sentido estético e afetivo, ajudando a criança à sua formação emocional, cognitiva e psicossocial.

Direitos Reservados

E, deveras importante, é a leitura de poesia em família ou em grupo por forma a pode conceber momentos de conexão e intimidade, levando ao reforço dos laços afetivos entre crianças e adultos criando um ambiente acolhedor e seguro, ajudando ao desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e empatia. Vamos aproveitar a infância como um tempo lúdico e favorável à imaginação sobrepondo-se ao mundo adulto.

A poesia tem o poder de tocar o coração e provocar emoções profundas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img